Fiocruz Rondônia sedia evento nacional sobre Microbiologia; submissão de resumos pode ser feita a partir de 15 de dezembro

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Fiocruz Rondônia sedia evento nacional sobre Microbiologia; submissão de resumos pode ser feita a partir de 15 de dezembro



Visando sanar lacunas na divulgação e disseminação de conhecimentos na área de microbiologia, principalmente na região Norte, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Rondônia, por meio do laboratório de Microbiologia, irá realizar de 23 a 25 de março de 2021, a primeira edição do “Simpósio de Microbiologia de Rondônia: Saúde, Ambiente e Inovação” (Simicron).

Aos interessados, será possível fazer submissão de resumos expandidos. O prazo para inscrição e envio dos textos ao Simpósio é de 15 de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021. Os cinco melhores resumos serão selecionados, por uma banca de avaliadores doutores, para apresentação oral, e os demais, em caso de aprovação, serão disponibilizados nos anais do evento. O autor do melhor resumo e melhor apresentação oral receberá o prêmio “Jovem Pesquisador Microbiologista”.

O evento é fruto de uma proposta submetida ao Programa de Apoio a Eventos (Paep) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), edital nº 25/2019. O Paep atende eventos de curta duração, que ocorram no Brasil e sejam relevantes para a Pós-Graduação, com abrangência nacional ou internacional. Para esse edital, a Capes aprovou 499 propostas, que contarão com um orçamento total de 14 milhões, dentre as propostas aprovadas, está o projeto encaminhado pela Fiocruz Rondônia.

“A proposta original previa um evento presencial, no entanto devido à pandemia da Covid-19, o evento será realizado totalmente on-line e gratuito”, informa Najla Benevides, chefe do laboratório de Microbiologia da Fiocruz RO e organizadora do Simpósio.

A primeira edição do Simicron proporcionará um ambiente de discussão e atualização sobre a microbiologia médica e ambiental com foco na região amazônica. O formato on-line possibilitará à comunidade científica da região Norte a integração em um ambiente de discussão, com pesquisadores de excelência de outras regiões do Brasil. Além disso, a proposta cumpre importante papel social ao incluir o Estado de Rondônia no cenário nacional de eventos científicos.

Todos terão a oportunidade de atualizar conhecimentos na área da resistência bacteriana, micologia, doenças de veiculação hídrica (Leptospirose), interação carrapato-patógeno-hospedeiro (vigilância de agentes infecciosos e vetores da febre maculosa), Mycobacterium tuberculosis e micobactérias não tuberculosas. Serão abordados ainda temas sobre epidemiologia molecular do SARS-CoV-2 e o impacto da Covid-19 nas doenças respiratórias.




Texto: José Gadelha
Fotos: Jeferson Mota e Arquivo Fiocruz
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários