Bolsonaro oferece cargos e emendas a deputados por apoio a Lira, diz Maia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Bolsonaro oferece cargos e emendas a deputados por apoio a Lira, diz Maia


Bolsonaro e Arthur Lira, um dos principais líderes do Centrão no Congresso


Sem ainda anunciar o seu candidato à sucessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reconheceu nesta quarta-feira (16) que o líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), tem um grande trunfo na corrida eleitoral: o apoio do presidente Jair Bolsonaro e dos parlamentares mais conservadores da Casa. Segundo ele, o Planalto tem atuado com a oferta de cargos e liberação de emendas para angariar apoio a Lira. Bolsonaro prefere o líder do Centrão para poder pautar propostas que o ajudaram a se eleger, como políticas anti-LGBTs, anti-cotas raciais e de gênero e anti-aborto.


“A pauta de costumes alimenta o processo político dele [Bolsonaro]. Não ter a pauta de costumes na Câmara reduz essa atuação política dele. Bolsonaro precisa do presidente da Câmara. Ele quer o Lira para isso, para votar a pauta de costumes”, disse Maia durante café da manhã com jornalistas, do qual o Congresso em Foco participa como convidado.


“É claro que o governo está trabalhando. Está oferecendo cargos e emendas para conseguir votos. E não está escondendo isso de ninguém. Mas, apesar disso, a minha impressão é que o grupo pela independência da Câmara é majoritário”, afirmou.

Maia diz que articula a formação de um amplo bloco partidário em defesa da independência da Câmara. Criticado por aliados por demorar a escolher um candidato de seu grupo político, Maia indicou que não pretende tomar decisão açodada e prefere investir em uma candidatura forte, capaz de derrotar o candidato do Planalto. Para ele, o presidente e líder do MDB, Baleia Rossi (SP), e o relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), são os nomes mais fortes desse grupo. A expectativa é de que um dos dois seja escolhido por ele como seu candidato à sucessão.

Maia também entende que o governo incentiva o lançamento de uma candidatura de esquerda para dividir a Câmara e favorecer Arthur Lira. “Quem estimula hoje uma candidatura de esquerda é o governo. O governo tenta estimular através das pessoas que têm simpatia pelo Lira uma terceira candidatura, da esquerda, para esse grupo não se somar ao grupo pela independência da Câmara”, afirmou.

congressoemfoco

Postar um comentário

0 Comentários