Placas indicativas de pontos turísticos serão implantadas em Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Placas indicativas de pontos turísticos serão implantadas em Rondônia



O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), com recursos do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado (Fider) e parceria com Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes (DER), implementará na capital e municípios placas de atrativos turísticos que indicam aos usuários da via os locais que podem dispor de pontos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando os locais de interesse para visitação.

O investimento da contratação das placas turísticas é de R$ 655.650 mil. Com recurso do Fider, o projeto passou por aprovação pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional (Conder), além da aprovação e confecção das peças através do DER.

“Todo mundo foi aprender, ver normas, guia, como foi feito em outros estados, porque nunca foi feito um projeto de sinalização turística, já foi feito projeto de sinalização viária, normalmente, isso aí ok, todo mundo conhece, mas agora de sinalização turística, não. Eu creio que a população vai se impressionar, vai ver que o turismo está se movimentando, e que as coisas estão acontecendo”, disse o assessor na coordenação de projetos, José de Anchieta.

Serão distribuídas entre Capital e mais 21 municípios do Estado o total de 484 placas, em três modelos diferentes (quadrada, retangular e tóten), que foram extraídas do Manual do Guia Brasileiro de Sinalização Turistica, do Ministério do Turismo.
“O guia é uma referência para todos os estados brasileiros, e serve para padronizar e nortear quem quer fazer este tipo de projeto, então utilizamos esse guia para que a gente não caia no erro de fazer algo fora do padrão, até porque precisamos de padronização, porque essa é a primeira vez que o Estado faz um projeto de sinalização turística, então escolhemos fazer dentro dos moldes do que a gente quer”, explicou Anchieta.

Segundo o superintendente da Setur, Gilvan José Pereira, as placas vão contribuir para o turista a conhecer as belezas de Rondônia, além de ser uma maneira de cooperar para o desenvolvimento do turismo no Estado.

“As placas refletem o interesse do governador, coronel Marcos Rocha, em querer desenvolver turisticamente o Estado. O próximo passo depois disso, é trabalhar no plano de sinalização turística, isso tudo é uma inovação pro Estado de Rondônia, pois não é comum encontrarmos placas de turismo nas BRs, nos municípios, e isso é o princípio, é o início de um grande trabalho que vai gerar frutos e também estruturação para as empresas que trabalham no setor, gerando emprego, renda e consolidação no turismo do Estado”, enfatizou o superintendente.

A ordem de serviço para a empresa já foi dada, que deve começar a executar na semana que vem para a entrega no tempo hábil, com previsão de até dezembro as placas já estejam devidamente instaladas.

“A expectativa para esse momento é muito grande, porque estamos com esse projeto desde o ano passado, vimos ele nascer sabemos que o Estado não tem placa de sinalização turística e precisa, sabemos que muitos visitantes que vêm de foram ficam às vezes desnorteados no sentido de não ter uma direção, não ter uma informação clara que ajude eles a se posicionarem geograficamente, isso será um marco histórico”, completou José de Anchieta.




Texto: Marina Espíndola
Fotos: Edcarlos Carvalho e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários