Para fortalecer estratégias de preservação ao meio ambiente, servidores são capacitados a utilizar ferramentas tecnológicas

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Para fortalecer estratégias de preservação ao meio ambiente, servidores são capacitados a utilizar ferramentas tecnológicas



Para atuar com qualidade na preservação ambiental, os servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), participam de dois cursos um sobre QGIS, um software que trabalha com elaboração de mapas de localização de georreferenciamento e utilização de Drone para facilitar o licenciamento ambiental e fortalecer as estratégias de combate ao desmatamento e preservação ao meio ambiente no Estado de Rondônia.

Os cursos acontecem simultaneamente em locais diferentes e os servidores divididos em grupos. Na Escola de Governo, no Palácio Rio Madeira, parte dos integrantes da Coordenadoria de Unidade de Conservação (CUC) e Coordenadoria de proteção Ambiental (Copam), recebem orientações sobre a confecção de mapas, com polígonos, criar polígonos e destacar esses mapas via satélite, além de manipular o programa. Esses cursos iniciaram no dia 23 e encerram hoje, dia 24. “O curso está sendo ministrado pelo geógrafo que trabalha no Setor de Geociência da Sedam, e a ideia é que tenham multiplicadores, pessoas que consigam confeccionar esses mapas, não só no setor de geociência, mas servidores de outras coordenadorias que realizam a fiscalização ambiental”, esclarece o coordenador da CUC, Fábio França.

O servidor será qualificado para elaborar cartas imagens que dará suporte às equipes de fiscalização, dando celeridade aos processos de licenciamento ambiental no Estado de Rondônia.

Em parceria com o Centro de Estudos Rioterra, servidores da Sedam também estão sendo capacitados durante três dias (23,24 e 25), sobre a utilização de Drones. O Rioterra disponibilizou a sede e os palestrantes, engenheiro florestal Carlos Roberto Coelho e geógrafo Luiz Felipe Ulchoa, onde explicam sobre a utilização das ferramentas geotecnologias, conceitos básicos de acesso ao espaço aéreo, voo prático e controle da aeronave.

Essa qualificação vai facilitar a atuação desses servidores na fiscalização do meio ambiente e proteção da floresta. “O curso está ocorrendo por determinação do secretário da Sedam, Marcílio Leite Lopes, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos servidores da Sedam.

O treinamento vai facilitar a atuação da equipe, onde poderão se localizar com mais facilidade em meio a floresta, bem como saber os limites das unidades de conservação e sua zona de amortecimento”, disse França.






Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários