Oportunidades de acesso ao crédito rural são apresentadas aos produtores de Pimenteiras do Oeste

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Oportunidades de acesso ao crédito rural são apresentadas aos produtores de Pimenteiras do Oeste



O Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em parceria com o Banco da Amazônia (Basa), apresentou as novas oportunidades de acesso ao crédito rural à classe produtiva de Pimenteiras do Oeste, em reunião realizada na terça-feira (4).

Entre as novidades apresentadas, os participantes foram informados sobre a modalidade Basa Digital, plataforma em que serão internalizadas as propostas a serem tramitadas de forma on-line, gerando economia de papel e agilidade nas contratações. Em fase de teste, o Basa Digital já está sendo viabilizado pela agência de Ariquemes, operando, num primeiro momento, apenas a linha de crédito Pronaf-B (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), devendo atuar depois nas demais linhas.

Outra novidade é o Limite de Custeio pré-aprovado. Essa modalidade é para os produtores que já fizeram seu investimento, pagaram pelo menos uma parcela e estão com suas responsabilidades em dia. “Através desse crédito, não é mais necessário fazer novo projeto. O cliente que tem o limite pré-aprovado procura diretamente a agência do Banco e efetua a contratação”, explica o chefe da Emater.

Andrew Vinícius considera que, “outra novidade, que para nossa realidade é a mais importante, é a de que o Banco irá aceitar propostas de crédito rural de produtores que possuam área de posse (compromisso de compra e venda, requerimento de regularização fundiária, entre outros). Atualmente, em Pimenteiras do Oeste, a realidade da maioria das propriedades é essa, fato esse que impossibilitava o acesso ao crédito”, ressalta. Inicialmente, será concedido um valor de até R$ 30 mil em investimento, através do Pronaf-Mais Alimentos para esses casos.

O gerente da Emater lembra que há a necessidade de enviar também uma Declaração de Posse Mansa e Pacífica e Declaração de Vizinhança para provar que não há problemas com a posse e como garantia, o Banco exige a apresentação de um avalista.

“Importante ressaltar que, a reunião reforça o compromisso com o homem do campo, deixando a Emater de Pimenteiras e o Banco da Amazônia de Cerejeiras à disposição do produtor para que possamos internalizar propostas que venham a alavancar a renda da propriedade”, finalizou Vinícius.

O evento contou com a participação de produtores , pescadores profissionais e representantes de associação rural, além do do gerente da Emater em Pimenteiras do Oeste, Andrew Vinícius Antunes de Miranda, e do gerente do Banco em Cerejeiras, Jeferson França Cunha.





Texto: Eraldo Erick
Fotos: Arquivo Emater e Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários