Estatísticas contra o crime e homenagens marcam a formatura do 27º aniversário do 5º Batalhão de Polícia Militar

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Estatísticas contra o crime e homenagens marcam a formatura do 27º aniversário do 5º Batalhão de Polícia Militar



As estatísticas contra a criminalidade não param de crescer e tem garantido uma maior sensação de segurança à sociedade. Os números positivos de combate ao crime na área do 5º Batalhão de Polícia Militar (Batalhão Belmont) foram destacados na noite de sexta-feira (24), durante a formatura em comemoração ao 27º ano de criação da Unidade Militar, sendo pontuados a dedicação e empenho de cada policial militar focados nas ações direcionadas à prevenção e repressão contra a criminalidade.

Somente nos primeiros seis meses de 2020, a Polícia Militar de Rondônia registrou aproximadamente 38 mil atendimentos à sociedade em todo Estado. Neste período, foram apreendidas 605 armas de fogo, ou seja, armamentos que deixaram de servir ao crime. O maior número de armas apreendidas ocorreu na área do 5º Batalhão de Polícia Militar, com 107 ocorrências, reflexo do aumento de operações de combate ao crime desencadeadas na zona Leste de Porto Velho. A área de abrangência do 5º BPM também envolve os municípios de Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari e Distrito de Triunfo.

Para se ter uma ideia, dentre as ações desenvolvidas no primeiro semestre pela Polícia Militar se destaca o número de veículos que foram recuperados. Ao todo, 1.252 veículos, produtos de roubo deixaram de ser levados para a fronteira e servirem de moeda de troca no tráfico de droga. No combate a esse tipo de crime, mais uma vez aparece o 5º BPM com o maior número de ocorrências, com 561 veículos recuperados.

Também consta nas estatísticas da Polícia Militar a apreensão de 605 armas de fogo, sendo que a maior quantidade ocorreu na área do 5º BPM, total de 110. Dos 931 foragidos da Justiça recapturados, 202 foram recolhidos pelos policiais do 5º BPM.

Além de serem destacados os números positivos no combate ao crime, a formatura militar fez um resgate histórico dos 27 anos do 5º BPM que, este ano, está instalado na sede própria, localizada na Avenida Amazonas com Avenida Guaporé, zona Leste de Porto Velho.

DEDICAÇÃO DE CADA POLICIAL

Conhecido como “Guardião da Leste”, o 5º BPM divulga em todas as ações realizadas o lema “Segurança, Profissionalismo e Eficiência” massificado durante a formatura em que homenageou policiais militares que se destacaram operacionalmente em 2020 com entrega de brindes, bem como fez a entrega de Medalha Mérito Batalhão Belmont e diplomas de amigo do 5º BPM às autoridades e personalidades civis que se destacaram em seu trabalho de maneira a auxiliar de forma honrosa o ofício do 5º Batalhão de Polícia Militar na proteção à comunidade.

O comandante do 5º BPM, major PM Renato Suffi, enalteceu a força e o comprometimento de cada policial que compõe o Batalhão Belmont, destacando a abnegação com o propósito defender a sociedade. “Graças a Deus e com a destinação de verba, juntamente com as parcerias privadas de diversos setores conseguimos a nossa nova sede. Dificuldades foram centenas, mas não cabe aqui citá-las, mas sim destacar o empenho de todos”, disse o major.

Na ocasião, o major Suffi também lembrou dos policiais militares do Batalhão mortos recentemente na região de Mutum-Paraná: tenente Figueiredo e sargento Rodrigues.

“Só tenho a dizer que foi uma honra operar ao lado desses nobres guardiões da Leste que certamente não viveram em vão. Aos demais amigos aqui presentes vou parafrasear o coronel PM Sales, ex-comandante geral da PM de São Paulo: gratidão é uma dívida que não prescreve, contem sempre comigo, pois sou grato a todos pelo apoio desprendido ao Batalhão Belmont”, concluiu o comandante do 5º BPM.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, também fez questão em nome do Governo de Rondônia, render as homenagens aos policiais que recentemente perderam suas vidas na região de Mutum-Paraná.

RECONHECIMENTO PELO COMPROMISSO

As ações do Governo do Estado para melhor equipar a Polícia Militar também foram destacadas pelo secretário Pachá, garantindo condições necessárias para o trabalho do policial militar. “Parabenizo todos aqueles que aqui foram homenageados, independente da forma de elogio deixo nossos agradecimentos pelas contribuições à Segurança Pública. Desta forma, externo meu reconhecimento especial a todos os homens e mulheres integrantes das fileiras do 5º BPM e cumprindo com o seu dever profissional e honrando o juramento prestado defender a sociedade mesmo com sacrifício da própria vida. Meus parabéns do 5º BPM e, em nome do governador, coronel Marcos Rocha, muito obrigado”, enfatizou o secretário.

O comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida fez um rápido comentário sobre as ações realizadas, enaltecendo os policiais militares que todos os dias atuam na segurança e proteção do cidadão. “Quando um precisar do atendimento da Polícia Militar, lá estará o nosso policial militar honrando o compromisso que fez de defender a sociedade, se preciso for com o sacrifício da própria vida. Estamos comemorando os 27 anos de criação do Batalhão Belmont e sabemos que são 27 anos de tradição, de competência, de fibra e de iniciativa”, disse o coronel PM Almeida.

O comandante geral da PM também lembrou da época em que comandou o 5º BPM e destacou o compromisso do Governo do Estado para melhor equipar a Polícia Militar e, consequentemente garantir maior segurança ao policial: “Hoje, graças a Deus temos o governador do Estado coronel Marcos Rocha e o secretário de segurança, coronel Pachá, que se preocupam com a Polícia Militar”, disse o comandante lembrando das aquisições da novas viaturas, entregas de armamentos, coletes balísticos, ou seja, materiais que vão ao encontro do trabalho do dia a dia do policial militar.

Também participaram da formatura de aniversário do 5º BPM o subcomandante da PMRO, coronel PM, Plínio Sérgio Cavalcanti; o chefe do Estado Maior, coronel PM Vanderley da Costa; o secretário-adjunto da Sesdec, Hélio Gomes, bem como outras autoridades militares e civis.




Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Soldado Edixon
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários