<

Vacinação contra o sarampo para adultos é prorrogada em Rondônia



A coordenação de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) está orientando e dando suporte aos municípios para a cobertura vacinal contra o Sarampo para adultos entre 20 e 49 anos de idade. O Ministério da Saúde (MS) prorrogou o período de intensificação da vacinação para o dia 31 de outubro.

Dados registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI ) demonstram que o Brasil tem cerca de 90 milhões de pessoas nesta faixa etária, e que de março a agosto deste ano foram vacinadas 5,29 milhões de pessoas.

Todos os postos de saúde do Estado possuem a vacina, mas devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que contribuem com a baixa procura por vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e como forma de aumentar o índice da cobertura vacinal em Rondônia, o coordenador de Imunização da Agevisa, Ivo Barbosa, orientou os profissionais dos municípios a buscarem locais arejados e próximos da comunidade para realizar a vacinação.

“A Agevisa orientou para buscar lugares mais próximos das comunidades, como as escolas que possuem um lugar mais amplo, arejado, e que você pode seguir os padrões de distanciamento. Toda estratégia neste momento é bem vinda, e neste caso conseguimos ainda vacinar toda a família”, disse Ivo Barbosa.

Para atender a população, o Ministério da Saúde disponibilizou 4,3 milhões de doses da vacina, além do rotineiro. Os profissionais da saúde alertam que uma pessoa infectada pode transmitir para até 18 indivíduos, lembrando que a transmissão pode ocorrer por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.


Fonte: Rondônia ao vivo

Postar um comentário

0 Comentários