<

Jair Montes viabiliza junto a Fhemeron estrutura para atender crianças com anemia falciforme que necessitam de transfusão sanguínea


Procurado por um grupo de mães de crianças com anemia falciforme que já tem indicação para realização da transfusão sanguínea de troca e que não estavam conseguindo realizar o procedimento, o deputado estadual Jair Montes (PTC), buscou junto ao Governo de Rondônia uma solução para a continuidade do procedimento que era realizado no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

Por intermédio do deputado, o procedimento agora passará a ser feito na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Rondônia (Fhemeron).“O governador sensível a esta situação atendeu nosso pedido e uma estrutura será montada através da Secretaria Estadual de Saúde na Fhemeron para que estas crianças possam fazer a transfusão sanguínea dando continuidade ao tratamento”, informou o deputado.

Na manhã desta quinta-feira (17) a equipe da Fhemeron realizou uma reunião pra definir como serão feitos os atendimentos e quando começarão.

A anemia falciforme é uma doença detectada logo ao nascer, no teste do pezinho. De acordo com a hematologista Daniela Fontes, são cerca de 12 crianças que têm a indicação para a transfusão sanguínea de troca parcial. “ A transfusão deve ser feita em média uma vez por mês . Algumas destas crianças já tiveram AVC ou tem disposição a ter devido a doença por isso a necessidade do procedimento", ressaltou a especialista.





Texto: Assessoria

Foto: Marcos Figueira-ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários