<

Avicultor de Urupá é contemplado a fornecer ovos para kit emergencial de alimentos nas escolas estaduais




Assistido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia, (Emater-RO), o avicultor Cláudio Alves Rodrigues, de Urupá, entregou cerca de oito mil dúzias de ovos para serem oferecidas aos alunos da rede estadual de ensino de Rondônia. A ação faz parte da chamada pública para entrega de kits emergenciais de alimentos para a merenda estudantil adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Findo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os kits serão distribuídos em escolas de quatro municípios da região.

Como uma das formas de garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes da educação básica das escolas públicas, é determinado por lei a aplicação de, no mínimo, 30% dos recursos do PNAE na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Em 7 de abril de 2020, através da Lei nº 13.987, o governo federal autorizou, “em caráter excepcional, que durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, fossem distribuídos aos pais ou responsáveis dos estudantes dessas escolas, gêneros alimentícios adquiridos com recursos do programa”.

Morador da Linha C-04, chácara Chapadão, Cláudio Alves tem na avicultura sua principal atividade e conta atualmente, com dez mil galinhas poedeiras e, para fazer parte dos beneficiados, ele concorreu à chamada pública do FNDE/PNAE, tendo sido selecionado para comercializar seus produtos através do programa. Seus produtos serão distribuídos nas escolas dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União e Urupá.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Assistido pela Emater-RO, o avicultor Cláudio Alves Rodrigues já tem participado de outros programas do Governo e ainda comercializa seus produtos no comércio local.

Segundo as extensionistas Alice Ribeiro de Souza e Babiane Dominga Cordeiro, que visitaram a propriedade, o agricultor comercializa seus produtos através do “Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Conab, Exército Brasileiro em Porto Velho, através da cooperativa de Urupá (Cooperupa) em parceria com a Emater, em padarias e mercados regionais”, explicaram.

As extensionistas, que são responsáveis pelas demandas de entregas nos programas de apoio lançados pelo governo estadual, avaliaram a capacidade de entrega do avicultor, declarando a aptidão. Com isso, Cláudio Alves tornou-se apto para comercializar seus produtos nos quatro municípios selecionados e contribuir para que, nesse período de recolhimento e isolamento social, os alunos e suas famílias possam ter uma alimentação adequada, direito este previsto na Constituição Federal.

Fotos: Arquivo Emater-RO
Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários