Instalação oficial da Alameda Jornalista Euro Tourinho acontece nesta quinta (30)

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Instalação oficial da Alameda Jornalista Euro Tourinho acontece nesta quinta (30)




Porto Velho, RO - A Confraria dos Amigos do Buraco do Candiru anuncia que nesta quinta-feira (30), no bar cultural Buraco do Candiru, na nova Alameda Jornalista Euro Tourinho (antiga Rua Guiana), 2863, será oficialmente instalada a placa em comemoração ao novo nome da via.

A solenidade está prevista para 19 horas e contará com a presença de autoridades e convidados, entre eles, do presidente da Câmara Municipal e autor do projeto de lei que mudou o nome da rua, Edwilson Negreiros. A programação será uma solenidade breve que terá o objetivo de homenagear o jornalista Euro Tourinho, depois do Marechal Rondon, a figura mais reconhecida de Rondônia por ter sido, além de uma pessoa sábia e notável, uma verdadeira testemunha do crescimento de Porto Velho e do estado.

Também estarão presentes, a neta do homenageado, Euma Tourinho, grande parte da família Tourinho e o presidente honorário da Confraria, Odair Martini, que foi um dos incentivadores da mudança do nome da rua, onde por sinal morou por longos anos.

Para ele, “trata-se de uma homenagem mais do que justa a um profissional que foi um formador de opiniões e de jornalistas, mas, que também sabia conduzir sua vida com a alegria, que, muitas vezes, demonstrou na rua que, hoje, leva o seu nome”. A cerimônia é aberta ao público e pode-se comparecer com qualquer traje social apenas sendo obrigatório o uso de máscara.

Depois da solenidade está previsto um show com Ernesto Melo, para comemorar o momento. Segundo Marcus Vinícius Danin, proprietário do Buraco do Candiru, é uma celebração à vida de Euro Tourinho. “Estamos fazendo esta solenidade com um show, não apenas para a afixação da placa que dá à rua o nome de nossa estrela maior, Euro Tourinho. Ele permanece vivo entre nós, também pela amizade e lições que nos legou. Uma delas é a de que desejava ser lembrado com alegria. Então, a apresentação é a realização de seu desejo de que a vida, como um presente que nos é dado, seja temperado pela música”.




Quem foi Euro Tourinho

Nascido no dia 17 de janeiro de 1922, em Corumbá, no Estado do Mato Grosso, o jornalista Euro Tourinho destacou-se na imprensa de Rondônia, como seu decano, por ter se dedicado por mais de 63 anos dedicados a comunicação.

Tourinho veio para Rondônia em 1932, com 10 anos de idade, na companhia de seu pai, Homero Tourinho, tendo assistido, no caminho, à inauguração do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Seu pai, que era fiscal de tributos da receita do Mato Grosso, foi enviado para trabalhar num posto fiscal do Guaporé somente depois vindo residir no antigo município de Santo Antônio, ponto inicial da Madeira Mamoré.

Tourinho viajou de navio durante quatro meses até Manaus e trabalhou em seringal. Um dos momentos marcantes de sua vida foi a cobertura do presidente Juscelino Kubistchek, que veio para Rondônia, em Vilhena, para a derrubada de uma árvore, que autorizava a construção da BR-364, na época BR-29. No jornal Alto Madeira, fundado em 1917, Euro Tourinho iniciou como colaborador, depois foi repórter até passar a editar e comandar o mais antigo jornal rondoniense, que foi a escola dos maiores e melhores jornalistas do Estado.



No comando da redação sempre foi democrático, abrindo espaço para opiniões diversas e sempre procurando, na medida do possível, ser imparcial. Euro dizia uma frase, que frisava não se lembrar o autor, que “não se devia publicar como jornalista o que não se podia sustentar como um cavalheiro”. Sua morte ocorrida em 25 de novembro do ano passado deixou uma enorme lacuna e saudades entre os familiares, admiradores e amigos.



* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Postar um comentário

0 Comentários