<

Coronel Almeida assume a PM nessa terça; conheça o perfil do novo comandante



Porto Velho, RO - A partir desta terça feira, 02, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, estará sob o comando do coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida.

Ele assume o cargo em lugar do coronel Ronaldo Flores (foto), que estava no cargo desde 28 de fevereiro de 2.018, nomeado ainda no governo de Confúcio e permaneceu como primeiro homem na hierarquia da corporação também com a chegada do Governo Marcos Rocha.

O novo comandante é qualificação intelectual destacada, um vasto currículo pautado na disciplina, no senso de comando e no comprometimento com as causas maiores de segurança e bem estar da população.



CONHEÇA O PERFIL DO NOVO COMANDANTE DA PM DE RONDÔNIA





Pernambucano de Pesqueira-PE, criado em Recife, Almeida serviu ao Exército Brasileiro por 4 anos e 8 meses no Município de Jaboatão dos Guararapes, onde exerceu com louvor diversas funções de comando.


Por meio de concurso público no ano de 1994, ingressando na PMRO e após o curso de adaptação de oficiais, foi servir no 1º BPM. Serviu em diversas Unidades de polícia, onde se destacou como comandante da Companhia de Controle de Distúrbios Civis, antiga COE.

Foi Corregedor do Sistema Penitenciário no Estado, em dois Governos diferentes, onde estruturou a Corregedoria Geral na antiga SEJUDECI, hoje SEJUS. Foi Comandante de Batalhão e se destacou ao comandar o 5º Batalhão de Polícia Militar, Guardião da Zona Leste, por duas vezes, totalizando 5 anos, feito inédito.

O Batalhão se notabilizou sob a batuta do Oficial, pois além do policiamento ostensivo preventivo e repressivo, realizou diversos programas sociais. Tais foram implementados, visando atuar na causa do crime, resgatando diversos jovens do mundo da criminalidade e realizando um combate preventivo eficaz contra as drogas.

O Oficial, dentre os diversos cursos, mais de 3 dezenas, é cursado em Operações de Choque na Polícia Militar do Pará, Cinotecnia na cidade de Cacoal - RO, foi palestrante em evento Binacional, onde representou o Estado de Rondônia na mesa Brasil-Bolívia, foi instrutor do Curso de Inteligência nível 1, onde recebeu reconhecimento da Polícia Boliviana pelo alto nível de profissionalismo.

Foi instrutor de agentes menos letais do Exército Brasileiro, onde recebeu diploma de reconhecimento da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, é detentor do Diploma “Amigo da Marinha” pelos relevantes serviços prestados ao 9º Distrito Naval de Porto Velho-RO, é detentor do Diploma “Amigo da Brigada Príncipe da Beira”, pelos excelentes serviços prestados ao Exército Brasileiro, é detentor da Ordem do Mérito Marechal Rondon, mais alta comenda do Governo do Estado, pelos relevantes serviços prestados.

Possui 17 medalhas pelos relevantes serviços prestados à Polícia Militar, ao Bombeiro Militar e ao Governo do Estado na proteção da comunidade. É Bacharel em Direito, instrutor de diversos cursos de formação e aperfeiçoamento ao longo de seus 33 anos de serviço. Possui diversos diplomas de atividades com as Forças Armadas, Polícia Federal, Marinha do Brasil.

É possuidor de Moção de Aplausos pela Prefeitura de Porto Velho-RO. Possui curso no exterior, onde lhe foi concedido pelo Diretor Geral de Polícia da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento da Escola de Ávila, em Madrid, onde concorreu com Oficiais dos Países Hispano-América, de onde logrou êxito após rigorosos testes em sagrar-se observador da ONU para os Países de língua Hispano-América.

O referido Oficial possui diversos cursos pelo Ministério da Justiça, a saber: Resolução de Conflitos Agrários, Uso Progressivo da Força, Policiamento Comunitário Escolar, Políticas Públicas de Segurança Pública, Concepção e Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, Curso de Busca e Apreensão, Curso de Violência Criminalidade e Prevenção, Curso de Licitações e Contratos, Curso de Investigação Criminal, Curso de Gestão de Polícia Comunitária, Curso de Crimes Ambientais, Curso de Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial, Curso de Gerenciamento de Crises, entre outros.

Participou do seminário Internacional de Tecnologias Menos Letais na Fundação de Polícia Federal de Apoio ao Ensino e Pesquisa. O Coronel Almeida também foi Gerente de Integração, Segurança e Fronteira, e nesse período, confeccionou 3 planos de Policiamento Nacional, que foram deferidos por ele, na Academia de Polícia Federal em Brasília no ano de 2018. Possui Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Cursos Superior de Bombeiro.

Em sua ficha funcional, possui mais de duas dezenas de elogios pelos relevantes serviços prestados já que passou por todas as funções de Comando exigidos ao Oficial de excelência.

Benquisto com a população e a imprensa, certamente a escolha de Marcos Rocha foi acertada e será acolhida também com a simpatia da tropa.

Por onde passou, Almeida deixou o rastro da disciplina, do compromisso com a inovação e do trabalho duro na defesa do bem estar da comunidade do rondoniense.

Postar um comentário

0 Comentários