Frigorífico tem contaminação em massa de Covid-19 em trabalhadores e justiça interdita unidade da JBS em RO

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Frigorífico tem contaminação em massa de Covid-19 em trabalhadores e justiça interdita unidade da JBS em RO



Porto Velho, RO - Uma contaminação em massa de Covid-19 dentro do frigorífico JBS, em São Miguel do Guaporé (RO), chamou a atenção do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo a promotoria, cerca de 30 funcionários da unidade já estão com o nono coronavírus.

Na terça-feira (26), a Promotoria de Justiça de São Miguel do Guaporé e a Procuradoria do Trabalho no Município de Ji-Paraná (RO) entraram com uma ação civil pedindo, urgentemente, a suspensão das atividades frigoríficas. Nesta quarta-feira (27), a Justiça do Trabalho determinou a suspensão das atividades.

Segundo a denúncia da promotoria, cerca de 30 trabalhadores da unidade já testaram positivo para Covid-19. Com os casos confirmados da doença, MP e MPT entraram na justiça pedindo a suspensão imediata das atividades das empresas por até 14 dias ou até que a demandada comprove ter cumprido todas as providências recomendadas, como forma de garantir a saúde dos trabalhadores.


Ainda segundo informou o MP-RO, já existe um óbito de funcionários do frigorífico e outros cerca de 40 trabalhadores são suspeitos de estarem com a doença. Eles aguardam os resultados dos testes.


"O frigorífico possui setores, como desossa e abate, em que trabalham confinadas mais de 100 pessoas, em temperaturas muito baixas, sem que haja janelas para circulação de ar e sem que seja mantida uma distância mínima entre os funcionários", diz a denúncia da promotoria, que ainda pede o pagamento de R$ 20 milhões por danos morais aos trabalhadores.


Na segunda-feira (25), áudios de funcionários falando sobre a contaminação viralizaram nas redes sociais. Na ocasião, a assessoria da JBS informou ao G1, por telefone, que a gravação teria sido feita há dois meses e a unidade não tinha casos confirmados.


Procurada novamente pela reportagem sobre a ação da promotoria, a JBS informou desconhecer a ação judicial.

"A JBS não foi notificada sobre o assunto e reitera que tem como objetivo prioritário a saúde de seus colaboradores. A Companhia ressalta que desde o início dessa pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 em suas unidades conforme as orientações dos órgãos de saúde e do Hospital Albert Einstein, além de especialistas médicos contratados pela Companhia para apoiar na implantação rigorosa de medidas para a proteção de seus colaboradores", diz em nota.


Decisão Judicial


Nesta quarta-feira, a Justiça do Trabalho determinou a suspendeu as atividades da unidade da JBS. Segundo o judiciário, 60% dos casos de Covid-19 de São Miguel do Guaporé correspondem a funcionários da unidade.

"O juízo determinou a imediata suspensão das atividades laborais da JBS, unidade de São Miguel do Guaporé/RO, sem prejuízo da remuneração de todos os seus empregados, até que se efetue, as custas da empresa, testes PCR em todos os seus empregados, sob pena de multa de R$ 500 mil por dia de descumprimento".


O frigorífico de São Miguel do Guaporé abate diariamente cerca de 1 mil bois. Nesta quarta-feira foi autorizado, excepcionalmente, o abate dos cerca de 800 bois que já estavam no estabelecimento. Segundo a justiça, a partir de quinta-feira (28, somente estarão na empresa funcionários do setor de segurança a fim de garantir a guarda patrimonial da empresa.


Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários