Ação repressiva contra delitos ambientais

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Ação repressiva contra delitos ambientais



Porto Velho, RO - O Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB) desencadeou, na madrugada do dia 27 de maio de 2020, uma grande operação na região da Ponta do Abunã, no contexto da Op Verde Brasil 2. O objetivo é combater os crimes ambientais praticados na região, com ênfase no desmatamento e na extração ilegal de madeira de áreas de conservação ambiental. Também está sendo realizado patrulhamento na Região da Terra Indígena (TI) Kaxarari.




Participam da ação mais de 300 militares Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB) da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e da Polícia Militar Ambiental de Rondônia (PMA RO); além de cerca de 150 agentes da Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Fundação Nacional do Índio (FUNAI); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM/RO).




Tropa do 17º Pelotão de Polícia do Exército (17º Pel PE) e agentes da PF realizaram um assalto aeromóvel, enquanto 2 comboios, que partiram de Porto Velho-RO (17ª Cia Inf Sl) e Rio Branco-AC (4º BIS), simultaneamente, montaram 2 grandes bases de operações nas localidades de Extrema e Nova Califórnia, ambas em Rondônia.


Foi estabelecida a segurança dos locais utilizados para guarda provisória dos materiais que possam vir a ser apreendidos, bem como dos agentes federais em ações fiscalizatórias. A tropa do Exército está capacitada para prestar o apoio aos agentes ambientais na medição da madeira apreendida, na desmontagem dos equipamentos apreendidos e no transporte de todos os materiais até o depósito por eles indicados, caso seja necessário.



Cabe ressaltar que até o momento, nos Estados do Acre, Rondônia e sul do Amazonas, na Op VB2, já foram confiscados 4.286,778 m³ de madeira, aplicadas multas que somadas ultrapassam 11 milhões de reais em multas, além de 17 motosserras e 16 armas de fogo apreendidas.


As ações preventivas e repressivas contra os delitos ambientais na Operação Verde Brasil 2, coordenada pelo Comando Conjunto Príncipe da Beira, ocorrem em um ambiente interagências e com o máximo de integração entre as Instituições Federais, Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) e Entidades públicas de proteção ambiental. Tal fato, aliado ao emprego de meios logísticos, aéreos e de inteligência, possibilitam uma otimização de todas essas capacidades envolvidas na Op Verde Brasil 2.

Postar um comentário

0 Comentários