DICA DE SAÚDE – Excesso de carne com gordura eleva problemas de saúde

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

DICA DE SAÚDE – Excesso de carne com gordura eleva problemas de saúde



“Já é cultural do brasileiro consumir mais carne do que as necessidades nutricionais. Normalmente essas carnes têm gordura que, se consumida em excesso, não vai fazer bem à saúde. O objetivo para uma alimentação mais adequada e nutritiva, sem riscos, é consumir menos carne, ou seja, diminuir o tamanho da porção dessa proteína” ensina Fabiana Nalon, mestre em nutrição humana pela Universidade de Brasília (UnB).

o conjunto da população adulta estudada pela Vigitel, um terço (32,0%) das pessoas declarou ter o hábito de consumir carnes com excesso de gordura. Entre os homens, o número é de 43,1%, contra 22,5% das mulheres. As maiores freqüências do consumo de carnes com gordura entre homens foram observadas em Cuiabá (57,6%), Campo Grande (53,7%) e Palmas (51,2%).

Além de diminuir o consumo de carnes gordurosas, especialmente as carnes vermelhas, é fundamental aumentar o consumo de frutas e hortaliças. O recomendável é adicionar à alimentação itens que vão auxiliar o organismo a tratar a gordura de forma mais adequada. “As fibras das frutas e hortaliças diminuem a absorção da gordura pelo corpo. Se antes de consumir a carne você come uma salada, a maneira que organismo absorve essa gordura é diferente”, aponta Fabiana.

“O colesterol oxidado forma placas nas artérias – e os vegetais e as hortaliças possuem componentes para evitar a oxidação desse colesterol. Então, a pessoa precisa ter em sua alimentação verduras e legumes variados justamente para evitar problemas futuros”.

“Se você diminui a porção da carne, automaticamente consome menos essa proteína e menos a gordura. E devemos lembrar que a gordura, quanto mais cozida, pior. Por isso pedimos para evitar a fritura ou aquela carne bem passada e torrada”, acentua Fabiana.

O presidente do Conselho Administrativo da Astir, SGT PM RR Fábio Macedo orienta os associados a procurar atendimento especializado com as nutricionistas e médicos cardiologistas, clínicos gerais e endocrinologista no ambulatório da Astir. “Evite fazer dietas ou tomar qualquer tipo de medicamento sem receituário médico pode ser perigoso para sua saúde, de acordo com o Ministério da Saúde, finalizou.

Postar um comentário

0 Comentários