Asteroide de 2 Km de comprimento passa próximo da Terra

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Asteroide de 2 Km de comprimento passa próximo da Terra



Porto Velho, RO - Cientistas da Nasa monitoram o 1998 OR2 devido ao risco de uma colisão caso ocorra alguma alteração em sua órbita no futuro

O asteroide 1998 OR2 passou próximo da Terra na manhã desta quarta-feira (29). A rocha espacial tem dois quilômetros de comprimento e chegou a uma distância de 6,3 milhões de quilômetros, mais de 16 vezes a distância de uma viagem até a Lua.

O 1998 OR2 foi descoberto pelo programa de rastreamento do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, da Nasa, em julho de 1998. Esse asteroide é classificado pelos cientistas como "potencialmente perigoso" por existir um pequeno risco de, ao longo de milênios, a órbita dele ser alterada e ocorrer uma colisão com o planeta

Segundo a Nasa, são raras as vezes que um asteroide de grande porte passe tão perto. A estimativa é que o OR2 se aproxime do planeta em 2079, quando chegará a apenas quatro vezes a distância da Terra até a lua.

Os astrônomos aproveitam essas passagens para realizar estudos mais detalhados. Devido ao grande tamanho, essas rochas refletem mais luz e são mais fáceis de serem observadas pelos telescópios.

Apesar da relativa proximidade, os pesquisadores da Nasa afirmam que é improvável que a Terra sofra um impacto, mas que seguem monitorando o espaço para antecipar possíveis situações de risco.

Postar um comentário

0 Comentários