Agevisa orienta e monitora casos de meningite registrados em Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Agevisa orienta e monitora casos de meningite registrados em Rondônia

Agevisa orienta e monitora casos de meningite registrados em Rondônia
Porto Velho, RO - A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) passou a orientar e monitorar com mais rigor todas as notificações de casos de meningite ante o número de ocorrências registradas, que só nos dois primeiros meses de 2020 já levaram quatro pacientes a óbito em Rondônia, segundo dados da própria Agência divulgados esta semana em Porto Velho.

De acordo com diretora do órgão, enfermeira Ana Flora Gerhardt, em termos proporcionais os números de casos registrados nesses dois primeiros meses são semelhantes aos registros de 2019, diferentes apenas quanto à letalidade, eis que no ano passado foram 48 ocorrências com nove óbitos, e nesses dois primeiros meses de 2020 foram registrados apenas seis casos, mas com quatro óbitos, o que, segundo ela, é um dado preocupante que merece toda atenção.

Segundo esses dados divulgados pela Agevisa, este ano foram registrados cinco casos no Município de Cacoal, dos quais três resultaram em mortes, e um caso fatal em Ji-Paraná, fazendo frente aos números de 2019, que teve Porto Velho como campeã das ocorrências de casos de meningite, com 30 infectados confirmados, seguido de Cacoal com 10, Ji-Paraná 3, Vilhena 2, Machadinho, Ouro Preto do Oeste e Cerejeiras, cada um com o registro de um caso da doença no período, resultando em nove óbitos.

Ana Flora informou ainda que a Agência de Vigilância mantém um planejamento contínuo para o enfrentamento da meningite – que pode ser viral ou bacteriana -, com orientação, capacitação de técnicos, supervisão e monitoramento das ocorrências. Ela explicou que no período chuvoso a Agevisa intensifica essas atividades em virtude da proliferação da forma bacteriana da doença, considerada a mais grave, podendo levar o paciente à morte em apenas 24 horas. Já meningite viral, que também pode levar a óbito, é mais comum no período de verão com a estiagem




Fomte: SECOM.

Postar um comentário

0 Comentários