Eclipse lunar parcial é registrado em Porto Velho

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Eclipse lunar parcial é registrado em Porto Velho






Porto Velho, RO - Com visibilidade parcial, o eclipse lunar desta terça-feira (16) pôde ser visto em Porto Velho no início da noite. Um professor de física da Universidade Federal de Rondônia (Unir) acompanhou.

A lua em Porto Velho já nasceu eclipsada por volta das 18h10. Devido a localização, a visibilidade do eclipse só alcançou cerca de 20% de visibilidade na região, segundo o coordenador do grupo de astronomia da Unir, Ariel Adorno.

Apesar de ser um evento relativamente comum, o eclipse lunar parcial desta terça foi considerado especial pelos amantes do satélite natural. Isso porque na mesma data comemora-se os 50 anos da primeira ida do homem a lua.

"Parece uma coincidência do destino. Hoje faz 50 anos da missão Apolo 11 na lua e, justamente, temos um eclipse lunar parcial, quando a sombra do sol começa pode ser observada na lua", explica Ariel.

Para não perder nenhum momento do evento, o físico montou um esquema com dois telescópios no condomínio onde mora e contou com a companhia de vizinhos e membro do grupo de astronomia que coordena na Unir.

A sombra que encobriu parcialmente a lua pôde ser vista nitidamente por aproximadamente 30 minutos até que ela retornasse a seu estado natural. O próximo eclipse lunar visível no Brasil será total e está previsto para acontecer somente em maio de 2022.

Postar um comentário

0 Comentários