Moro diz ao CNJ que não quis influenciar eleições ao divulgar trechos da delação de Palocci

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Moro diz ao CNJ que não quis influenciar eleições ao divulgar trechos da delação de Palocci



O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato no Paraná, afirmou em documento enviado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que não quis influenciar as eleições deste ano ao divulgar trechos da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci dias antes do primeiro turno. O ofício foi protocolado nesta quarta-feira (17).


Ex-prefeito de Ribeirão Preto pelo PT, Palocci foi ministro da Fazenda no governo Luiz Inácio Lula da Silva e da Casa Civil no de Dilma Rousseff.


Moro enviou as informações depois de o corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Humberto Martins, determinar que ele prestasse informações, em razão de ação apresentada pelos deputados federais do PT Paulo Pimenta (RS), Wadih Damous (RJ) e Paulo Teixeira (SP).


Agora, diante das informações, o ministro Humberto Martins vai decidir sobre o pedido de liminar de afastamento do juiz. O caso tramita em sigilo no CNJ.


De acordo com os deputados, a decisão que autorizou a divulgação da delação, na última segunda (1º), é política e tem o objetivo de prejudicar campanhas do PT.


"Apesar do alegado pelos Requerentes, o Partido dos Trabalhadores e os Deputados Federais Paulo Roberto Severo Pimenta, Wadih Damous e Luiz Paulo Teixeira Ferreira, não houve da parte deste juiz qualquer intenção de influenciar as eleições gerais de 2018", afirmou Moro na resposta ao CNJ.


Segundo o juiz, Palocci se referiu a supostos crimes praticados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que "não é sequer candidato nas eleições de 2018".


"Não há no depoimento qualquer referência ao atual candidato à Presidência pelo Partido dos Trabalhadores."


Ainda segundo Moro, "caso fosse intenção deste Juízo influenciar nas eleições teria divulgado a gravação em vídeo do depoimento, muito mais contundente do que as declarações escritas e que seria muito mais amplamente aproveitada para divulgação na imprensa televisiva ou na rede mundial de computadores".



De acordo com Sérgio Moro, "o Juízo não pode interromper os seus trabalhos apenas porque há uma eleição em curso".


Moro afirmou ainda que a divulgação era "necessária" porque ele terá de analisar benefícios a Palocci em uma das ações penais contra Lula. E que, em razão do respeito à ampla defesa, seria "pelo menos necessário dar conhecimento aos defensores dos co-acusados do conteúdo".


O juiz avaliou que a publicidade das informações não prejudicaria as investigações e que não divulgar também poderia ser interpretado como uma interferência.


"Publicidade e transparência são fundamentais para a ação da Justiça e não deve o juiz atuar como guardião de segredos sombrios de agentes políticos suspeitos de corrupção. Retardar a publicidade do depoimento para depois das eleições poderia ser considerado tão inapropriado como a sua divulgação no período anterior", entendeu.


Em resposta de seis páginas, Moro afirmou que os deputados buscam através do CNJ "cercear decisões da Justiça que contrariam os seus interesses partidários".


"Confia-se, respeitosamente, que o Conselho Nacional de Justiça rejeitará essas tentativas reprováveis de intimidação da Justiça e que preservará a independência da magistratura", afirmou.




Por Mariana Oliveira, TV Globo — Brasília

Postar um comentário

0 Comentários