PT nacional impõe coligação com PSOL, Fátima ao Senado, Pimenta de Rondônia ao Governo e Benito a vice

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

PT nacional impõe coligação com PSOL, Fátima ao Senado, Pimenta de Rondônia ao Governo e Benito a vice



A ex-senadora Fátima Cleide tentará voltar ao Senado. Sua cadidatura foi imposta pelo PT nacional contra a vontade da direção regional

O fundamento principal para esta deliberação da Comissão Executiva Nacional (CEN) do Partido dos Trabalhadores (PT) foi "a necessidade de garantir um palanque para a candidatura de Lula em Rondônia, bem como o lançamento de uma candidatura competitiva do PT ao Senado", conforme consta em ata de reunião realizada no último dia 04 de agosto.

Também, na mesma ata, consta a determinação de "direcionar a aliança no estado de Rondônia para o bloco PCdoB e PSOL, garantindo-se a vaga do PT para o SenadoFederal". Como não foi possível coligar com o PCdoB, manteve-se a coligação apenas com o PSOL. Esta decisão do PT Nacional foi protocolada no final da tarde desta segunda-feira no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Antes, no dia 05 de agosto, havia sido julgado um recurso do presidente estadual do PT-RO contra a decisão da CEN do dia anterior, argumentando que a coligação com o PCdoB tinha se inviabilizado, restando tão somente o PSOL, razão pela qual solicitava a revogação da decisão que limitava a coligação a esses dois partidos, com consequente autorização para entrar na coligação encabeçado pelo PDT, tendo Acir Gurgacz ao governo.

Entretanto, este recurso do PT Estadual foi rejeitado pelo Nacional. Mesmo diante do indeferimento do recurso, a direção estadual do PT entendeu que poderia registrar ata no TRE, mantendo a decisão local de coligação com o PDT.

Neste dia 08 de agosto, a CEN do PT reuniu-se novamente para deliberar exclusivamente a respeito da "Tática Eleitoral do PT no Estado de Rondônia". Na ata desta reunião consta que "restou claro que há expresso descumprimento da diretriz estabelecida pela Direção Nacional" por parte do PT-RO. Diante deste fato, com fundamento no § 2º do art. 7º da Lei nº 9.504/97, foi aprovada, por unanimidade, a "anulação da deliberação da Convenção Eleitoral do PT/RO", com registro de uma nova ata formando coligação com o PSOL, cabendo a Antônio Nascimento da Silva (Pimenta de Rondônia) o cargo de Governador na chapa majoritária, e Paulo Benito à vaga de vice-governador pelo PT, além de Fátima Cleide ao Senado.

A nominata para deputado federal do PT é composta por: 1. Padre Ton; 2. José Ironildo; 3. Alessandra Lunas; 4. Ramon Cujui; 5. João Alves da Silva; 6. Nailor Gato; 7. Fátima Ferreira, a Fatinha; 8.João Roque Bonfim, além de outros quatroze nomes para deputado estadual, incluindo o deputado Lazinho da FETAGRO. Somam-se a essas nonimatas as candidaturas do PSOL a deputado federal e estadual. "Dentro das instâncias partidárias a questão está definitivamente encerrada e os petistas deverão agora se dedicarexclusivamente à campanha local e nacional, esta tendo Lula como candidato a presidente", diz o partido em nota divulgada à imprensa na noite desta segunda-feira.

Postar um comentário

0 Comentários