URGENTE

Irã assina acordo de cooperação para a reconstrução da Síria



O ministro iraniano da Defesa assinou, na Síria, um acordo de cooperação militar e para a reconstrução deste país, que preservaria a influência do Irã no governo sírio, após o fim da guerra, anunciou a agência de notícias iraniana Tasnim, nesta segunda-feira (27).

O Irã participa de forma ativa junto às forças do governo sírio no conflito militar no país. Graças ao apoio de Teerã e Moscou, o governo Assad conseguiu recuperar o controle sobre dois terços do território de seu país. O presidente Assad considerou, recentemente, que a reconstrução é sua "principal prioridade".

A guerra na Síria se arrasta desde 2011. Segundo levantamento do Observatório Sírio de Direitos Humanos, o conflito já deixou mais de meio milhão de mortos, sendo que 85% deles foram vítimas de ataques do governo ou de forças aliadas.


"A Síria sai progressivamente de um período de crise para entrar na etapa da reconstrução", assegurou Amir Hatami, citado pela Tasnim, após a assinatura do texto com seu homólogo sírio, Abdallah Ayub.

O acordo é sobre a continuidade "do envolvimento e da presença" iraniana na Síria, acrescentou Hatami.

O ministro iraniano da Defesa chegou no domingo a Damasco, onde se reuniu com o presidente sírio, Bashar al-Assad.

De acordo com anúncio da televisão pública turca TRT, Turquia, Irã e Rússia participaram, em 7 de setembro, em Tabriz, no norte do Irã, de uma cúpula sobre a situação na Síria.

Nenhum comentário