URGENTE

Arara pega 'carona' e viaja 30 minutos nas costas de ciclista em RO



Flagrante foi feito quando o ciclista pedalava sozinho pela rodovia em Alvorada do Oeste. 'Não tinha visto ela se aproximando e me assustei quando pousou', diz.




Uma arara da espécie Canindé pegou uma "carona" e viajou por meia hora nas costas de um ciclista na BR-429, durante esta semana, em Alvorada do Oeste (RO), região do Vale do Guaporé. Segundo Flávio Gonçalves, ele praticava esporte sozinho pela rodovia quando a ave pousou de uma vez na mochila dele.




"De início me assustei e pensei que a minha mochila tivesse estourado, pois não tinha visto ela se aproximando. Ao olhar pra trás, vi que era uma arara na mochila. Depois ela foi para a minha costa e não voou, onde me acompanhou por 30 minutos no pedal", explica.





Arara viajou por meia hora nas costas de ciclista (Foto: Reprodução)




Aos 40 anos, Flávio contou ao G1 que sempre faz esporte pelo local e nunca tinha visto a arara na região. O ciclista relata também que esta foi a primeira vez que teve contato com uma arara tão de perto.




Com a arara nas costas, Flávio se animou ainda mais no pedal, chegou a conversar com a ave e decidiu fazer vídeos pelo celular.




"Eu não a espantei das minhas costas, pois parece ser dócil. Viajou por meia hora e só quando ela queria bicar minha orelha decidi parar. Momento que ela voou e foi embora", afirma Flávio, que também é engenheiro agrônomo.






Motivo do pouso




O biológo Flávio Terassini assistiu o vídeo e explicou não ser natural que araras se aproximem ou pousem em humanos.




"Provavelmente ela já foi ou é domesticada por algum humano. Ela deveria estar voando pela região e, ao ver uma pessoa, decidiu pousar", contou ao G1.




Para o biólogo, o risco da arara Canindé ser atropelada por um carro é grande, caso ela sempre voe perto da BR-429. "Também pode acontecer dela ferir alguma pessoa com alguma bicada", aponta.

Nenhum comentário