Detran-ro apresenta ferramenta interativa para espacialização de acidentes de trânsito

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Detran-ro apresenta ferramenta interativa para espacialização de acidentes de trânsito

Detran-ro apresenta ferramenta interativa para espacialização de acidentes de trânsito
O Governo do Estado de Rondônia através da Coordenadoria do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Detran-RO(RENAEST) criou a ferramenta “FusionTable” para o geoprocessamento dos acidentes de trânsito. Trata-se de tecnologia de computação eletrônica de dados geográficos que auxilia no monitoramento de registros de acidentes de trânsito em todo o Estado.
A iniciativa alinha-se com a política tecnológica do Detranjuntamente com o programa estadual “Rondônia Segura”, que visa integrar os organismos de segurança pública em defesa da vida por meio da segurança viária.
Inicialmente, o mapeamento de acidentes de trânsito foi realizado nas interseções viárias da capital desde 2013, e hoje é possível acessar os dados de todos os municípios rondonienses graças à parceria do órgão com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e apoio da Polícia Civil e Polícia Militar.
O resultado pode ser acompanhado em categorias como data, horário, via,bairro, qual o fator contribuinte do acidente, as consequências, os tipos de acidente, veículo, as condições do tempo e tráfego.
Benefícios
O monitoramento permite desenvolvimento de políticas públicas de redução de acidentes de trânsito, direcionando o investimento de recursos públicos em locais prioritários, bem como ações pontuais por meio da inteligência geográfica.
Para o coordenador do Renaest, Iremar Lima, “o dispositivoabre um leque de possibilidades de trabalhar em cima dos problemas de trânsito,além de beneficiar a comunidade acadêmica com informações precisas, e também os gestores de órgãos municipais que desejam buscar melhorias em sua cidade”, garante.
O mapa está disponível a comunidade em geral no site oficial do Detran-RO em “Georreferenciamento de acidentes” (Site). No site também está disponível os dados do anuário estatístico de acidentes de trânsito.

Postar um comentário

0 Comentários