Idosos lotam unidade de saúde no primeiro dia de vacinação contra gripe

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Idosos lotam unidade de saúde no primeiro dia de vacinação contra gripe

Idosos lotam unidade de saúde no primeiro dia de vacinação contra gripe
Pelo menos 112 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe em Porto Velho durante a campanha nacional que iniciou nesta segunda (22) nas unidades básicas de saúde da capital e encerra em junho. Os postos de saúde ficam abertos das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço.
No Maurício Bustani, onde ocorreu a abertura oficial, teve fila para vacinação - formada em sua maioria por idosos.O senhor Miguel Barros, aposentado de 67 anos, aguardava na fila para ser imunizado. “Eu gosto de tomar logo no primeiro dia. Já é a terceira vez que recebo a vacina e não tenho nenhuma reação, ao contrário, me sinto bem por não contrair gripe,” comentou.
Para estimular a população a se vacinar, o secretário Municipal de Saúde, médico Orlando Ramires, e o adjunto, Marcus Vinicius de Oliveira, foram os primeiros a receberem a dose.
“A nossa meta é a cobertura de 90% das 112 mil pessoas recomendadas pelo Ministério da Saúde na capital”, destacou Orlando Ramires. Ele frisou a importância da vacina contra a influenza, haja vista que já foram registrados casos de óbitos em alguns estados por conta do vírus.
Grupo prioritários
Os grupos prioritários da campanha são crianças de 6 meses a menos de 5 anos de idade, gestantes, maiores de 60 anos, mulheres com até 45 dias do parto, trabalhadores da saúde e os professores das redes pública e privada.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disponibiliza a vacina em todas as unidades básicas de saúde. A vacina protege contra os três subtipos da doença (H1N1, H3N2 e Influenza B).
“A gripe é uma doença que causa um mal estar considerável, que pode inclusive evoluir em algumas pessoas para formas mais graves. A vacina é segura, eficaz e protege contra os três subtipos da doença”, informou Elizeth Gomes, gerente da Divisão de Imunização

Postar um comentário

0 Comentários