Termina hoje prazo para 438 mil eleitores cadastrar biometria em SP - Voz de Rondônia

sexta-feira, 23 de março de 2018

Termina hoje prazo para 438 mil eleitores cadastrar biometria em SP

Termina hoje prazo para 438 mil eleitores cadastrar biometria em SP
No último dia do prazo para o cadastramento obrigatório da biometria, 438,2 mil eleitores de nove cidades paulistas precisam procurar um cartório eleitoral para acertar as contas com a Justiça Eleitoral.
Precisam regularizar a biometria os votantes de Guarulhos, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Várzea Paulista, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim.
Conforme último balanço divulgado pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), divulgado na manhã desta sexta-feira (23), 24,2% dos eleitores (438.238 eleitores) ainda não regularizaram a situação eleitoral para votar com o uso a digital já nas eleições deste ano.
A situação mais preocupante é a da cidade de Guarulhos, segundo maior colégio eleitoral do Estado, onde 27,2% dos 943.032 eleitores ainda não cadastraram a digital. São 256.825 pessoas com situação irregular.
O município de Sorocaba também preocupa o TRE. Com 498.590 eleitores, 388.723 (22%) dos residentes na cidade ainda não regularizaram a situação para votar neste ano.
Em outras 75 cidades do Estado, o prazo limite para comparecer aos pontos de atendimento vai até o dia 27 de março.
Até terça-feira (27), outras 75 cidades farão cadastramento da digital
Edu Garcia/R7 - 22.03.2018
Cancelamento do título
Quem não realizar o cadastramento da digital dentro do prazo estipulado terá o título de eleitor cancelado, afirma o TRE-SP.
O cancelamento impede o eleitor de se inscrever em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimos em bancos estatais.
De acordo com a assessoria do TRE-SP, os eleitores que perderem o prazo agora, nos dias 23 (hoje) e 27 (terça-feira), terão de fato o título cancelado e não existe nenhuma movimentação que indique o adiamento do prazo.
No entanto, a assessoria diz que esses eleitores que tiverem o título cancelado terão até o dia 9 de maio (último dia para transferir e tirar o título de eleitor para votar neste ano) para regularizar a situação. Depois disso, só no fim do ano.
Como cadastrar?
Em todos os 84 municípios onde o cadastramento é obrigatório para as eleições deste ano, os eleitores podem fazer o cadastramento das digitais em postos de atendimento, cartórios eleitorais e nas unidades do Poupatempo com serviços eleitorais.
Para realizar o cadastramento biométrico, é necessário ter em mãos um documento de identificação com foto (RG ou Carteira de Motorista), um comprovante de residência e o título de eleitor, se tiver.
A lista com os endereços para efetuar o cadastro da digital pode ser consultada pelo site do TRE-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário