Isentos do Enem 2017 que faltaram na prova sem justificativa perderão gratuidade em 2018

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Isentos do Enem 2017 que faltaram na prova sem justificativa perderão gratuidade em 2018



Os isentos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 que faltaram aos dois dias de provas e não justificaram a ausência, ou ainda, tiveram a justificativa reprovada após o recurso, deverão pagar o equivalente ao valor da taxa de inscrição se quiserem fazer o exame de 2018. A informação está no edital do Enem 2018 publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21).

A justificativa de ausência no exame do ano passado deverá ser feita a partir das 10h do dia 2 de abril até as 23h59 do dia 11 de abril. Neste mesmo período, os candidatos também podem solicitar a isenção da taxa para o Enem 2018.

Se perder a gratuidade, o candidato deverá acessar o sistema de inscrição (http://enem.inep.gov.br/participante), informar os dados solicitados, gerar a Guia de Recolhimento da União e efetuar o pagamento da taxa de inscrição para ter sua inscrição no Enem 2018 confirmada.

As inscrições para o Enem 2018 serão realizadas entre os dias 7 e 18 de maio. Entre os dias 2 e 11 de abril ocorre o período da solicitação da isenção.

Tem direito à gratuidade:

o aluno que está cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública;

os candidatos que fizeram o Encceja e conseguiram a proficiência suficiente para o diploma nas áreas em que se inscreveram;

os alunos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

o candidato que declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda;

o participante que está inscrito no CadÚnico.

Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada.

As provas serão aplicadas em dois domingos, assim como no ano passado, nos dias 4 e 11 de novembro.

No primeiro dia, em 4 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de duração. No segundo domingo, em 11 de novembro, será a vez das provas de ciências da natureza e matemática, com cinco horas de duração.

Cronograma do Enem 2018:

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 11 de abril

Inscrições: 7 a 18 de maio

Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23 de maio

Solicitação de atendimento pelo nome social: 28 de maio a 3 de junho

Aplicação: 4 de novembro e 11 de novembro

Postar um comentário

0 Comentários